Nova Alcobaça: projeto prevê duplicação do Parque Verde
- Miguel Gabriel
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O projeto urbanístico Nova Alcobaça, que está a nascer na Quinta da Barrada, promete transformar a cidade com a criação de 80 vivendas, 888 apartamentos e novas zonas comerciais, numa operação que poderá redefinir a centralidade urbana de Alcobaça.

O projeto de loteamento Nova Alcobaça, que está a nascer na Quinta da Barrada, vai transformar a cidade com um loteamento de 280 mil metros quadrados, que inclui 80 vivendas, 888 apartamentos e dois lotes para comércio e serviços.
Segundo os responsáveis do loteamento, o impacto será transversal. "Este projeto irá ter um grande impacto urbanístico, económico e social na cidade de Alcobaça, porque estamos a falar da possibilidade de construção de 888 novos fogos, com novas zonas comerciais, espaços públicos de lazer, etc.", explicam.
Um dos pontos fortes do plano é a integração de um novo espaço verde junto ao rio Alcoa. "O projeto integra o espaço verde na zona junto ao Rio Alcoa, que será um prolongamento do espaço verde já existente. Dado que o mesmo está em análise na Câmara Municipal, temos que aguardar mais algum tempo para saber todas as valências", adiantam.
Em termos de calendário, a primeira fase deverá estar concluída no final de 2025, abrangendo a ligação da rotunda junto à Decathlon até à zona da EPADREC. A segunda fase, virada para a encosta do Lidl, está prevista para o final de 2026.
Quanto às vendas, os números já mostram muita dinâmica: "Em relação a lotes para vivendas, temos vendidos à data 44,4% dos lotes. Nos lotes para prédios a percentagem mantém-se igual à última informação". No entanto, os espaços destinados ao comércio ainda não têm destino definido. “Dos lotes comerciais/serviços, como já referido anteriormente, ainda não sabemos a que se irão destinar, dado que os mesmos ainda não foram comercializados”, acrescentam.
Apesar de não haver previsão para a conclusão total da urbanização, os sinais são de arranque. "Já existe uma grua montada para a construção do primeiro prédio e temos informação da montagem de uma segunda brevemente. Em relação às moradias, alguns compradores de lotes já nos deram informação de que estão a iniciar a elaboração de projeto para construírem", sublinham os promotores.
Para além da componente habitacional, o projeto traz consigo a promessa de novas dinâmicas para a cidade. Esta área poderá transformar-se numa nova centralidade de Alcobaça e num espaço social amplo, propício ao lazer, às atividades ao ar livre e à convivência entre gerações.