top of page

Tempestade Kristin obriga ao cancelamento do Carnaval de Pataias

Organização cancelou edição de 2026 na sequência dos danos causados pela tempestade Kristin


Fotografia: Facebook COCAPA
Fotografia: Facebook COCAPA

A organização do Carnaval de Pataias anunciou o cancelamento de todas as festividades previstas para 2026, na sequência dos estragos provocados pela tempestade Kristin na região.

Em comunicado, a COCAPA refere que, nos últimos dias, a região viveu “momentos extremamente difíceis”, sublinhando que a passagem da tempestade deixou “imensos estragos e marcas profundas em famílias, empresas, clubes, associações e na população em geral”.

No caso da organização do Carnaval de Pataias, são apontados vários danos diretos e indiretos, entre os quais a “destruição completa do pavilhão onde a maioria dos carros alegóricos estavam a ser construídos”, a “destruição completa da tenda da folia” e a destruição parcial de empresas de confeção e de espaços particulares de costureiras responsáveis pela elaboração dos fatos de Carnaval. O comunicado dá ainda conta da destruição de outdoors, mupis e outras estruturas publicitárias associadas ao evento.

A COCAPA explica que, tendo em conta a dimensão do Carnaval de Pataias, “os aspetos logísticos são essenciais”, nomeadamente na movimentação e montagem de vedações, bancadas, palcos, estruturas de som, tendas de apoio e instalações sanitárias. Perante este cenário e a previsão de manutenção de condições climatéricas adversas, a organização considera que esta é a altura de as equipas da Câmara Municipal de Alcobaça e da União das Freguesias de Pataias e Martingança manterem o foco “na reposição dos serviços essenciais de água, eletricidade e comunicações às populações”.

“É com imenso pesar, mas com um enorme sentido de responsabilidade e bom senso em prol da comunidade” que a COCAPA comunica o cancelamento de todas as festividades carnavalescas por si organizadas, incluindo o Desfile Infantil e Sénior e os corsos de Carnaval previstos para fevereiro de 2026.

A organização agradece “a compreensão e colaboração de todos, em especial dos foliões” envolvidos na construção do Carnaval deste ano e deixa a garantia de que o evento regressará em 2027. “Agora é tempo de (re)agir e de reconstruir a nossa comunidade”, conclui o comunicado.

Comentários


bottom of page