top of page

“Nevadas” do Mosteiro do Lorvão vencem prémio de “Melhor Doce Conventual”

Atualizado: 14 de nov.

A Pastelaria O Mosteiro (Lorvão) arrecadou o prémio de "Melhor Doce Conventual" com as tradicionais Nevadas, numa edição da Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais que premiou também a Pastelaria Rebelo, as Monjas Cistercienses de Rio Caldo e o Mosteiro de São Bento de Singeverga.


Fotografia: Miguel Gabriel
Fotografia: Miguel Gabriel

As “Nevadas” da Pastelaria O Mosteiro, do Lorvão (Penacova), foram distinguidas com o prémio de “Melhor Doce Conventual”na 27.ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, numa decisão tomada “por unanimidade do júri”, conforme sublinhou o presidente do painel avaliador durante o anúncio. O responsável chamou ainda a atenção para a importância do rigor documental previsto no regulamento, lembrando que, apesar da elevada qualidade de vários doces, algumas propostas perderam pontos devido a falhas nas fichas técnicas, uma vez que “é fundamental que os doces venham bem documentados” para uma avaliação completa e justa.

A cerimónia ficou ainda marcada pela atribuição de um prémio surpresa, criado este ano para homenagear a cidade de Alcobaça. Tal como explicou o representante do júri, a cornucópia “tem-se distinguido como um doce ícone da nossa cidade”, sendo frequentemente utilizada na promoção de Alcobaça enquanto referência da doçaria conventual. Por isso, e sem aviso prévio, foram recolhidas e avaliadas todas as cornucópias em exposição apresentadas pelos participantes, dando origem à primeira edição do prémio de “Melhor Cornucópia em Exposição”, que foi atribuído à Pastelaria Rebelo.

O júri atribuiu ainda Menções Honrosas às “Brisas do Lis” da Pastelaria do Marquês e aos “Ovos Moles” da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, reconhecendo a qualidade técnica e a autenticidade destas propostas.

No domínio das compotas, a distinção de “Melhor Compota Conventual” foi entregue às Monjas Cistercienses de Rio Caldo, graças à sua “Compota de Tomate, Gengibre e Malagueta”. Já o prémio de “Melhor Licor Conventual” foi conquistado pelo tradicional Licor de Singeverga, reafirmando a reputação do Mosteiro de São Bento de Singeverga no universo dos licores conventuais.


Atualizado às 23h49

Comentários


bottom of page