Pataias: agora há brasões?

Este texto terá como base uma peça escrita, https://www.regiaodecister.pt/bussola/content/carnaval-o-segundo-brasao-de-pataias, da autoria de Armanda Balinha.

Este é dos poucos textos da minha vida que eu não sei como iniciar, pois há em mim uma parte de pataiense feliz, que vê o trabalho de outros pataienses a ser apreciado e na qual aproveito este texto para dar os meus parabéns à COCAPA pelo seu esforço e espero que existam pessoas como as que neste momento estão na COCAPA para continuar o seu esforço, visto que nada é para sempre e sabemos que a nossa condição enquanto humanos é volátil, portanto desmarco a COCAPA de qualquer crítica.

É Empírico que Pataias tem um brasão, que tem três elementos, e nenhum deles se refere ao carnaval, caso algum se refira, deve ter sido uma descoberta nova e a julgar pela data do texto, é de facto uma descoberta recente. Acho que chamar brasão ao carnaval de Pataias é tirar ao Carnaval de Pataias aquilo que ele efetivamente é: uma tradição popular. E caso o carnaval de Pataias tivesse um elemento no brasão que carnaval falaríamos? Do carnaval pré-COCAPA ou do carnaval durante a COCAPA, é que parece que um carnaval com cerca de 20 anos é pouco para representar uma junta de freguesia, visto que o brasão tende a ser um elemento representativo duma região, ou por menos o brasão contemporâneo.

Caso se identifique o carnaval como brasão, temos aqui um problema, como pode o nosso tão embrionário brasão ser feito numa estrada sem condições? Parece então que afinal o brasão não caí pela idade, nasce desde logo sem qualquer proteção, pois acho que é do conhecimento de todos a situação em que se encontra a avenida Rainha Santa Isabel. O carnaval de Pataias tem como grande acontecimento o corso de Domingo e Terça (dia 3 e 5 de Março, respetivamente) e um acontecimento de “muy nobre” importância vai ser feito numa avenida que ou não acompanhou a importância do novo brasão ou fora esquecida da sua importância.

Em relação a outros sítios ligados ao carnaval como Nostalgia, Iclub, Yes e Clube Desportivo Pataiense todos estão em bom estado (há exceção do clube desportivo pataiense), pois não deixa de ser curioso que todos os sítios que dependam de iniciativa particular estejam impecáveis e que conseguiam representar melhor o novo brasão do que aqueles, a quem e supostamente, devia interessar mais.

Portanto, parece-me que isto foi atirar a areia para os olhos dos Pataienses dizendo que as suas raízes estão a ser bem tratadas, areia essa que não sei se é a da avenida ou da praia, mas pelo que parece vieram as duas para ficar, logo se quiserem arranjar novos brasões ao menos que se de a importância devida a um brasão, arranjar um para “substituir” o outro e continuar em mau estado é tão pouco para Pataias, especialmente sendo Pataias uma rainha.

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]