Alcobaça conquista prémio internacional com projecto ambiental

Portugal recebeu o terceiro lugar no concurso de Boas Práticas promovido pela Blue Flag e pela Foundation for Environmental Education, na temática Poluição.

Fotografia: Miguel Gabriel

No dia 21 de abril, o Júri Internacional da Blue Flag reuniu-se online para avaliar e selecionar os vencedores da primeira edição da competição de Melhor Prática da Bandeira Azul. A competição foi criada para destacar os melhores exemplos de práticas de proteção ambiental implementadas por locais Blue Flag em todo o mundo. O tema da competição inaugural de 2020 foi a poluição, e o Júri Internacional teve que escolher entre muitas boas práticas apresentadas pelos locais Blue Flag.

Para o terceiro lugar na competição de melhores práticas, o júri Internacional selecionou " Goby - o que come o peixe?" de Portugal. Esta prática vencedora foi implementada pelos Municípios de Alcobaça, Tavira e Cantanhede, que posicionaram estruturas metálicas gigantes em forma de peixe nas suas praias da Bandeira Azul. Os veraniantes foram encorajados a depositar resíduos de plástico no peixe para serem reciclados. Estes animais foram criados no âmbito da iniciativa “Caça Plásticos”, do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra.

Esta "grande aventura ecológica" que decorreu com um leque vasto de atividades, nas praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória, não deixou ninguém indiferente.

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]