Um lugar de memórias

Atualizado: 12 de Nov de 2019


Muitos passam por ela diariamente, mas, são poucos os que conhecem os segredos e as histórias que ela guarda em si. O desafio que nos foi lançado é o de (re)descobrir a Casa Museu Vieira Natividade.

Está implantada em pleno Rossio. A Casa Museu Vieira Natividade, é local de onde estão guardadas as coleções de arqueologia, etnografia, artes plásticas, fotografia, têxteis e cerâmica pertencente ao espólio doado pela família de Vieira Natividade ao Estado português.

De referir, que do valiosíssimo arquivo bibliográfico fazem parte obras pertencentes à antiga Biblioteca do Mosteiro que estiveram na posse da família desde o período das guerras liberais.

Manuel Vieira Natividade (1860-1918) representa porventura a mais notável figura de Alcobaça. As suas origens, não sendo pobres, não eram abastadas. Escritor, etnólogo, e arqueólogo, realizou uma obra notável de índole regionalista, nomeadamente com trabalhos sobre a Pré-História e a História de Alcobaça e com a interpretação iconográfica dos túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro.

Infelizmente, depois de vinte anos da sua doação, continua fechada ao público por motivos que se relacionam ainda com a inexistência das condições necessárias para a sua fruição turística e cultural. No mesmo ano em que decorre o primeiro centenário da morte de Manuel Vieira Natividade, resta-nos deixar a seguinte questão: para quando a abertura da Casa-Museu de Vieira Natividade?

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]