Parque Verde: o que se pode esperar do novo espaço da cidade

O Executivo do Município de Alcobaça pretende devolver o Rio Alcôa à cidade.

Fotografia: Facebook - Paulo Inácio

O projeto do Parque Verde de Alcobaça contempla dois aspetos fundamentais: Em primeiro lugar procurou-se valorizar o património cultural que a zona envolvente do Mosteiro de Santa Maria representa, mas também pretende refletir a preocupação do Município em honrar e proteger o legado histórico deixado pelos monges cistercienses.

Para Paulo Inácio, o novo espaço verde da cidade "é sobretudo um investimento na qualidade de vida dos seus munícipes e visitantes abrindo a cidade para novos desenvolvimentos". O trabalho que foi realizado na recuperação da Levada, pretende acima de tudo criar um circuito pedonal que fará ligação entre a “Nova Alcobaça” e o Jardim do Obelisco, no Mosteiro. Este circuito acompanha o curso da água entre o rio Alcoa e a Levada e poderá ser aproveitado para todo o tipo de atividades lúdico-desportivas.

O Parque Verde, também procura respeitar o ambiente permitindo uma redescoberta da natureza dentro dos limites da cidade. No Parque Verde foram ao longo dos últimos tempos instalados equipamentos de restauração e lazer, zonas destinadas à prática desportiva, um anfiteatro para espetáculos ao ar livre, uma galeria ripícola, estacionamento e estufas públicas que poderão ser utilizadas pelas escolas da região para projetos de caráter educativo e científico.


Fotografia: Facebook - Paulo Inácio

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]