Novas fases. Novas aventuras.
- Ana Valente
- 20 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
- Ana, sabes que o Pedro adora ler.
- Sim, claro que sei.
- E, por causa disso, hoje estou muito desanimada.
- Então? Porquê?
- Porque passei imenso tempo, esta manhã, numa livraria e não encontrei nada que eu saiba que ele goste ou que não tenha já lido.
- Olha lá...e porque não escreves tu uma história?
- Olha lá...e porque não escrevemos as duas?
O desafio foi colocado pela Isabel numa curta conversa na redação da TVI. Frente a frente. Cada uma na sua secretária. Os sorrisos que esboçamos, naquele instante, bastaram. Bastaram para o início desta nova aventura das nossas vidas. Uma aventura que começou com a aparente simples, mas importante, intenção de escrever uma história ao Pedro.
Mas convém, primeiro, apresentar-vos a Isabel. A Isabel é uma das minhas melhores amigas. Uma das minhas “professoras” no jornalismo. Foi das primeiras jornalistas que acompanhei em reportagem, nos meus tempos de estagiária, há mais de 12 anos. De colegas a amigas...a companheiras das alegrias, tristezas, conquistas e derrotas... foi nisto e muito mais, que nos tornamos.
- E que história queres contar ao Pedro, Isabel?
- Ele sabe tudo sobre dinossauros. E adora mistérios.
Poucos dias depois, numa manhã de folga cheia de sol, estávamos a caminho da Lourinhã, para a visita exploratória. As ideias fervilharam ali, entre trilhos, e passaram para o papel com muito entusiasmo. De forma coordenada. Primeiro um capítulo, escrito por uma. Depois o segundo, escrito pela outra. E assim sucessivamente.
Assim nasceu o “Mistério do Museu dos Dinos”. Ganhou vida, primeiro, com os maravilhosos desenhos do Paulo, designer e ilustrador, amigo da Isabel. Ganhou corpo, depois, quando foi aceite pela editora… que acredita muito neste projeto. E a história, claro, passou pela avaliação do Pedro: que adorou.
O Jossauro e a Sherlock são os protagonistas de inúmeros “Mistérios e Aventuras”. Queremos que o João e a Rita façam parte do imaginário dos mais novos. Queremos também, e acima de tudo, que os nossos leitores aprendam através deles. E, por isso, somos exigentes com o que produzimos – os textos passam, sempre, pelo crivo de quem percebe da área da história.
E este é o caminho.
O “Mistério no Quartel dos Bombeiros” é a história do momento. Novo livro. Nas livrarias desde sexta feira. Revisto, neste caso, por um alcobacense experiente e amigo. É um livro de causas: da defesa da floresta e de elogio ao trabalho dos bombeiros – a profissão que todos, alguma vez na vida, dissemos querer cumprir “quando formos grandes”.
Novas aventuras. Uma nova fase. Como aquela que também todos estamos a experienciar. Estamos a viver em tempos de pandemia, que obrigaram ou se revelaram de oportunidade a mudanças profissionais e pessoais (certamente) para muitos.
Mesmo que nem todos o considerem, o mundo está diferente. E Alcobaça, como outra qualquer localidade do país, também está diferente. Não é exceção. Atravessamos tempos de grandes desafios e alterações da vida do dia-a-dia.
Vivem-se novos tempos também, aqui, nestas crónicas.
A escrita e a comunicação são para mim, exercícios de entrega e disponibilidade aos outros, de partilha de conhecimentos e de experiências.
As crónicas “Por instantes” darão, em breve, lugar a outros textos e a outros relatos. Com Alcobaça no coração.
Até breve.
Comments