Mostra de Doces e Licores Conventuais é sinónimo de promoção e diferenciação territorial

Atualizado: 19 de Nov de 2019

Durante quatro dias, a cidade de Alcobaça foi a Capital da Doçaria Conventual. Foram dias de muito azáfama, de alegria, de conquistas para as pastelarias de Alcobaça, mas também para todas as presenças e convidados nacionais e internacionais, que fizeram do Mosteiros de Santa Maria de Alcobaça uma autêntica montra do melhor que há em termos de doçaria em Alcobaça, noutras regiões do país e além fronteiras.

Além das tentações, a organização do evento apostou num espetáculo de vídeo mapping interativo e em atuações de coros nacionais e internacionais na Nave Central do Mosteiro. Ainda, a TVI dedicou mais de seis horas durante este fim-semana ao Concelho de Alcobaça. Não refiro-me só ao "Somos Portugal", que dedicou toda a tarde de domingo à promoção de doces, licores e compotas, não só do concelho, mas também de outras regiões, bem como de outros países que se fizeram representar nesta Mostra. Falo também das reportagens que foram exibidas em pleno horário nobre da SIC, TVI e RTP1.

Chamo a tudo isto que referenciei: valorização e diferenciação territorial. Nunca se esqueceu a tradição e o legado - aquilo que torna o Concelho de Alcobaça um lugar único e com características muito próprias - e ao mesmo tempo conseguiu-se que os doces estivessem na boca de todos e nas "bocas do mundo". A Mostra de Doces e Licores é sinónimo de marketing territorial - do bom e bem feito.

Contudo, sinto que nós próprios não conseguimos ter a noção do imenso valor do território e que nos perdemos em críticas e comentários que não levam a lado nenhum e não têm qualquer fundamento. A organização do evento apostou na qualidade e em fazer diferente e merece o nosso aplauso. Não fez "copy paste" dos anos anteriores, dando sinal que o concelho está constantemente em evolução naquilo que tem para oferecer ao público local, nacional e estrangeiro.

É importante entendermos que, nos tempos em que vivemos o marketing tem um papel muito importante, seja para atrair mais turistas, bem como para fomentar o crescimento económico local. A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais é um dos pontos chave no desenvolvimento e promoção do Concelho de Alcobaça. E mais uma vez é uma prova ganha.

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]