Há um trilho que vai explorar a Lagoa de Pataias


A 13 de Outubro, sábado, a Green Trekker vai dar a conhecer uma das principais zonas húmidas da região Oeste - a Lagoa de Pataias - detentora de um ecossistema muito produtivo e rico em biodiversidade. Os trilhos envolventes, a avifauna e o fantástico complexo de fornos de cal de Pataias "vão ser os pontos altos de um belo e diversificado percurso", diz a organização.

Partindo do Bar iClub, o percurso vai passar pela "zona antiga da vila de Pataias até nos embrenharmos na mancha de pinhal localizada a Este e que nos conduzirá a um magnífico complexo de fornos de cal, actualmente desactivados, que constituí um dos ex-libris da região". Depois o trilho segue pela  zona envolvente de uma uma fábrica de cimento,  por zonas escondidas entre a mancha florestal que rodeia a vila até chegarmos à lagoa de Pataias. Na lagoa haverá tempo para desfrutar da fauna e da flora: "este local é especialmente importante para aves aquáticas - como o Galeirão, Mergulhão-pequeno, Garça-real e Garça-branca, entre outros - que aqui encontram abrigo e alimento."

Só precisa de levar água, chapéu, roupa de chuva, calçado apropriado, farnel e uma caneca para beber um chá. 

Faça a sua inscrição e descubra outras informações do percurso em https://greentrekker.pt/agenda/pelos-trilhos-da-lagoa-de-pataias/.

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]