Eleições Europeias: um voto rápido... antes da praia

Há quem prefira passar o dia na praia, mas é possível votar e ir a banhos.

Fotografia: Lusa

As temperaturas podem ter, habitualmente, um impacto marginal na elevada abstenção nas eleições, mas este ano, vão mesmo alcançar os 32 graus, até podem ajudar a agravar o resultado. Contudo, nós temos 4 dicas, para que consiga fazer tudo, neste domingo!


Urnas abriram às 8h00.

As urnas abriram às 8 horas da manhã, permitindo aproveitar o resto do dia. Como só fecham às 19 horas, também pode depositar o voto no regresso da praia ou do passeio de domingo.


Ter os documentos necessários.

O número de eleitor foi abolido, por isso é menos um documento que tem de carregar. Basta ter consigo um documento de identificação civil, como o cartão de cidadão. Mas mesmo se se esquecer da identificação não tem de voltar atrás. Pode votar desde que a sua identidade seja reconhecida unanimemente pela mesa ou por dois eleitores devidamente identificados.


Saber antecipadamente onde vota.

Para chegar e dirigir-se logo ao local onde irá votar é muito simples. Pode enviar um SMS grátis para o 3838, onde escreve “RE (espaço) número CC ou BI (espaço) data de nascimento (anomêsdia)”, ou ver online no Portal do Recenseamento. Também pode descarregar a app MAI Mobile, ou ir ver à Junta de Freguesia.


Ter a decisão preparada.

Para não hesitar quando olhar para o boletim de voto, existem algumas ferramentas a que pode recorrer. Para além de pesquisar sobre os partidos, pode fazer alguns questionários que irão indicar com que candidatos e partidos se alinham mais as suas opiniões. Um deles é o “euandi2019”, desenvolvido pelo Instituto Universitário Europeu, em colaboração com a Universidade de Lucerna. Existe também o questionário “Your Vote Matters”, desenvolvido no âmbito do Programa de Justiça da União Europeia (2014-2020) e do Programa Direitos, Igualdade e Cidadania (2014-2020), promovidos pela Comissão Europeia.


Fonte: Site ECO

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]