top of page

Praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória voltam a hastear Bandeira Azul

As praias têm vindo a ser regularmente distinguidas pelas entidades certificadoras.

Fotografia: Miguel Gabriel
Fotografia: Miguel Gabriel

As praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória, no concelho de Alcobaça, vão voltar a hastear a Bandeira Azul na época balnear de 2025, mantendo o reconhecimento pela excelência da qualidade ambiental, segurança, serviços e educação ambiental. A confirmação foi feita esta quarta-feira, dia 30 de abril, durante a conferência de imprensa oficial promovida pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

A Praia de São Martinho do Porto mantém assim, pelo décimo ano consecutivo, o galardão que recuperou em 2016, reafirmando-se como uma das zonas balneares de referência na região Centro e no país. Também a Praia de Paredes da Vitória volta a hastear a Bandeira Azul, comprovando a consistência da aposta do Município de Alcobaça na valorização das suas zonas balneares.

De acordo com o comunicado oficial da ABAAE, em 2025 serão atribuídas em Portugal 444 Bandeiras Azuis, das quais 404 em praias, 18 em marinas e 22 em embarcações ecoturísticas. O documento destaca que “entre os 51 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, a ABAAE ocupa a sexta posição considerando o número total de locais galardoados”. A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul numa praia costeira em 2025 está marcada para o próximo dia 3 de junho, na Praia de Santa Cruz da Graciosa, nos Açores.

Este ano, sob o lema “Traz a Natureza de Volta!”, o Programa Bandeira Azul lança um desafio aos promotores e comunidades locais, sublinhando no comunicado que “existe um certo otimismo de que é possível trazer a natureza de volta. Só temos de fazer a nossa parte, a natureza faz o resto”. A ABAAE anunciou ainda o desenvolvimento de várias iniciativas ambientais e campanhas de sensibilização para a época balnear de 2025, com o objetivo de reforçar a educação ambiental e a proteção das zonas costeiras e balneares.

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. | alcobacadigital@hotmail.com

Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг

agenda

agenda

bottom of page