Concelho de Alcobaça: os momentos mais marcantes de 2019

Ao longo do ano que agora termina foram vários os acontecimentos que marcaram o território.

Foto: Miguel Gabriel, Dezembro de 2019

2019 foi um ano marcado pela inauguração do novo parque verde da cidade, que se configurou numa nova centralidade no concelho, mas também foram vários os eventos que registaram um resultado muito positivo, como a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, o Carnaval que decorreu por todo o concelho e o regresso do "Abraco à Baía", em São Martinho do Porto. Na cultura, de realçar a conferência "TEDx Alcobaça" e o novo álbum da banda alcobacense The Gift.


The Gift anunciam novo álbum “Verão”

Os The Gift gravaram o seu novo disco de originais, "Verão", que foi lançado no primeiro semestre de 2019. "Este Verão é ou não a continuidade óbvia da Primavera. Neste verão o preto e branco dá lugar ao azul escuro.. Neste verão o preto e branco da ausência de cor dá lugar ao vazio de uma sala de estar com luz do sol, ameno, sossegado, impulsivo... Dá lugar ao calor visto desde dentro", leu-se em comunicado, no primeiro mês de 2019.


Carnaval da cidade é de novo uma "aposta ganha"

A tenda gigante montada em frente ao Mosteiro de Santa Maria em Alcobaça, voltou mais um ano, a atrair milhares de foliões à cidade, durante o período de Carnaval.

O Carnaval animou o centro histórico, originando um impacto económico nos cafés e bares da cidade. Mas também, as instituições desportivas, culturais e sociais do concelho beneficiaram com os bares que exploraram dentro da tenda gigante, durante os dias de folia.


Cidade de Alcobaça ganhou um novo parque verde

Em Março, foi inaugurado o Parque Verde da cidade. Neste novo espaço de lazer estão instalados equipamentos de restauração e lazer, zonas destinadas à prática desportiva, um anfiteatro para espetáculos ao ar livre, uma galeria ripícola, estacionamento e estufas públicas que poderão ser utilizadas pelas escolas da região para projetos de caráter educativo e científico.

O Parque Verde representa um investimento de 2,240 milhões de euros, com apoio de 85%, de fundos comunitários.


Câmara Municipal candidata doces às "7 Maravilhas de Portugal"

Foram sete os doces de Alcobaça que passaram à segunda fase do concurso das "7 Maravilhas Doces de Portugal", promovido pela RTP. Das 907 candidaturas às "7 Maravilhas Doces de Portugal" foram apurados os 420 candidatos. Posteriormente, o Pão-de-Ló de Alfeizerão e a Cornucópia de Alcobaça foram analisadas por um painel de especialistas que selecionou os primeiros 21 candidatos por distrito e, numa fase posterior, os 7 finalistas por distrito. 

Contudo, os dois doces de Alcobaça ficaram na quarta e quinta posição, entre os doces candidatos do Distrito de Leiria. A "aventura" de Alcobaça nas "7 Maravilhas Doces de Portugal" termina na fase distrital e o concelho não chega à grande final do concurso.


Jovens alcobacenses organizaram conferência "TEDx Alcobaça"

A primeira edição do "TEDx Alcobaça" teve como tema geral "YOUR Move", porque a equipa de jovens alcobacenses, que idealizou toda a conferência acreditou na "contribuição individual de cada um como meio transformador de realidades", contando assim, com a presença de especialistas com ideias e perspetivas inovadoras e interessantes acerca de "várias temáticas importantes para o mundo atual nomeadamente: sustentabilidade, criatividade, motivação e educação."

O evento teve lugar no dia 6 de julho de 2019 no Cine-Teatro de Alcobaça João D'Oliva Monteiro. Em 2020, irá decorrer a segunda edição deste evento, que não deixou ninguém indiferente, pois despertou a versatilidade da cultura e do talento alcobacenses.


O tradicional "Abraço à Baía" regressou a São Martinho do Porto

Foi no dia 25 de agosto que regressou à praia de São Martinho do Porto o tradicional "Abraço à Baía". A iniciativa nasceu da Associação Verão São, que devolveu à vila piscatória do Concelho de Alcobaça algumas das tradições, que se foram perdendo ao longo dos anos na baía.

Quatro jovens, com idades entre os 22 e os 26 anos, decidiram dar uma nova vida a São Martinho do Porto, com diversas iniciativas, entre os dias 10 a 25 de agosto deste ano, mas também proporcionaram 10 dias de festa, na tenda Verão São, colocada no Campo Concha Azul.

S.A. Marionetas volta a registar um ano fenomenal

Em 2019, a companhia S.A.Marionetas esteve em 8 países com 11 produções diferentes onde 15.896 espectadores assistiram às 107 apresentações em 28 localidades. Estreou 2 espectáculos - Consonância com o pianista Daniel Bernardes e A Viagem de Sophia com texto de Sophia de Mello Breyner. Recebeu o prémio Internacional Gulliver Junior na Roménia com o espectáculo "etc". Espanha, França, Bélgica, Eslováquia, São Tomé e Príncipe e Angola foram as restantes viagens fora de Portugal.

Ainda, organizou a 22ª edição do Festival Marionetas na Cidade em Alcobaça. Foram 4 dias, 9 companhias, 11 produções e 21 apresentações, sendo 1 estreia nacional e 1 exposição Marionetas do Mundo – espólio da companhia S.A.Marionetas no Museu do Vinho de Alcobaça que, em 30 dias, teve 768 visitantes.

Este ano, pela quinta vez consecutiva, a S.A.Marionetas teve o selo de qualidade europeu EFFE – Europe for Festival Festivals for Europe.


Ações de Sustentabilidade Ambiental multiplicaram-se pelo concelho

As instalação das "Baleias Caça Plásticos", uma iniciativa que decorreu nas Praias das Paredes da Vitória e em São Martinho do Porto não passou despercebida à imprensa nacional, bem como aos alcobacenses.

Destaque, para os jogos nas praias, animação com a distribuição de cinzeiros portáteis e visitas à Fábrica de Água de São Martinho do Porto, passeios pedestres e a recolha de lixo marinho em várias praias do Concelho de Alcobaça. Na sua maioria, as ações de sustentabilidade ambiental foram realizadas no âmbito do programa "Bandeira Azul".


Mostra de Doces e Licores é sinónimo de promoção territorial

Durante quatro dias, a cidade de Alcobaça foi a Capital da Doçaria Conventual. Foram dias de muito azáfama, de alegria, de conquistas para as pastelarias de Alcobaça, mas também para todas as presenças e convidados nacionais e internacionais, que fizeram do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça uma autêntica montra do melhor que há em termos de doçaria em Alcobaça, noutras regiões do país e além fronteiras.

É importante entendermos que, nos tempos em que vivemos a promoção e valorização territorial tem um papel muito importante, seja para atrair mais turistas, bem como para fomentar o crescimento económico local. A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais é um dos pontos chave no desenvolvimento e promoção do Concelho de Alcobaça. E, mais uma vez, foi uma "prova ganha".


A única Árvore de Natal flutuante da Europa em São Martinho do Porto

É a única da Europa e não precisa de apanhar nenhum avião para a ver. Fica na baía de São Martinho do Porto e foi inaugurada a 14 de dezembro de 2019, com direito a fogo de artifício e muita animação. Sim, falamos da Árvore de Natal Flutuante, que volta a ser um marco da época natalícia no Concelho de Alcobaça.

Este é o quinto ano consecutivo em que é montada. A árvore está assente numa estrutura flutuante e ancorada ao cais como se de um barco se tratasse.

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]