Círio de Nossa Senhora da Vitória: pataienses mantêm viva a tradição.

A festas de Nossa Sra. da Vitória já começaram na Vila de Pataias, mas o dia 15 de agosto é especial para todos os pataienses.

Fotografia: Miguel Gabriel/2018

As festas de Nossa Sra. da Vitória já arrancaram no passado dia 13, terça-feira.

Hoje, dia 14 à noite realiza–se a missa secular na capela de Paredes da Vitória procedendo – se à procissão de velas com a imagem da Senhora da Vitória.

Amanhã, dia 15, feriado nacional, realiza-se uma a romaria de Pataias às Paredes da Vitória. Depois da alvorada, acompanhada pela Banda Filarmónica de Pataias, reúnem–se o juiz, a juíza e o anjo, que transportados a cavalo e acompanhados de carros alegóricos seguem em círio até à capela de Nossa Senhora da Vitória. Antes do círio partir, o anjo dá uma volta em redor da igreja paroquial cantando loas alusivas.

Quando chegam à capela de Nossa Senhora da Vitória é celebrada a missa campal seguida de procissão pelas ruas de Paredes da Vitória. No regresso, contornam a capela da Vitória cantando as tradicionais loas de partida.   

Uma vez chegados a Pataias a festa continua com arraial e bailes.

Os pataienses comprometeram–se a realizar todos os anos, no dia 15 de Agosto, um círio com uma festa de homenagem à Santa. Devido às idiotices que se faziam até às Paredes esta festa também é conhecida pela “festa dos burros”.

Há festa, mas acima de tudo cumpre-se uma tradição secular, que junta várias idades, para um dia de grande convívio.

Viva Pataias!

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]