Baleias ‘Caça plásticos’ regressaram a duas praias do concelho de Alcobaça
- Miguel Gabriel
- 7 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
A iniciativa “Goby - O que Come o Peixe?” realiza-se no âmbito do programa “Caça Plásticos”, do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra.

Estão instaladas duas estruturas feitas em metal e redes de pesca, em formato de baleias, nas praias das Paredes da Vitória e São Martinho do Porto. Chamam-se "Caça Plásticos" e têm como objetivo servirem de ecoponto para alertar para a poluição nos oceanos.
As baleias fazem parte da programação das atividades de educação ambiental da Bandeira Azul no concelho. A iniciativa é do Município de Alcobaça e dinamizada pelo Exploratório — Centro de Ciência Viva de Coimbra.
Esta iniciativa conquistou o terceiro lugar na competição de Boas Práticas promovido pela Blue Flag e pela Foundation for Environmental Education, na temática Poluição. O júri Internacional selecionou " Goby - o que come o peixe?" de Portugal. Esta prática vencedora foi implementada pelos Municípios de Alcobaça, Tavira e Cantanhede, que posicionaram estruturas metálicas gigantes em forma de peixe nas suas praias da Bandeira Azul. Os veraniantes foram encorajados a depositar resíduos de plástico no peixe para serem reciclados.
Comments