top of page

Baleia instalada na praia Paredes da Vitória alerta para os problemas do plástico nos oceanos

  • Foto do escritor: Miguel Gabriel
    Miguel Gabriel
  • 8 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

A iniciativa “Goby - O que Come o Peixe?” realiza-se no âmbito do programa “Caça Plásticos”, do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra.

Foto: Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra.

Estão instaladas duas estruturas feitas em metal e redes de pesca, em formato de baleias, nas praias das Paredes da Vitória e São Martinho do Porto. Chamam-se "Caça Plásticos" e têm como objetivo servirem de ecoponto para alertar para a poluição nos oceanos.

As baleias fazem parte da programação das atividades de educação ambiental da Bandeira Azul no concelho. A iniciativa é do Município de Alcobaça e dinamizada pelo Exploratório — Centro de Ciência Viva de Coimbra.

Esta iniciativa conquistou o terceiro lugar na competição de Boas Práticas promovido pela Blue Flag e pela Foundation for Environmental Education, na temática Poluição. O júri Internacional selecionou " Goby - o que come o peixe?" de Portugal. Esta prática vencedora foi implementada pelos Municípios de Alcobaça, Tavira e Cantanhede, em 2019. Os veraniantes foram encorajados a depositar resíduos de plástico no peixe para serem reciclados. Este ano a iniciativa volta a São Mertinho do Porto e Paredes da Vitória


 

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. alcobacadigital@hotmail.com

 
 
 

Comments


últimas

bottom of page