Alcôa aposta na "qualidade, tradição e exigência, para alcançar um final feliz"

Atualizado: Abr 4

A reconhecida pastelaria de Alcobaça venceu o prémio de Melhor Doce Conventual.

Paula Alves / Fotografia: André Ribeiro

A Pastelaria Alcôa "dedica-se, desde 1957, à centenária arte de bem confecionar os doces conventuais, da mesma forma como as freiras o faziam há cinco séculos atrás, em tachos de cobre ou pedra e com utensílios em madeira". Tudo isto "permanece ainda nos dias de hoje, na identidade da Alcôa", afirma Paula Alves.

O trabalho desenvolvido nesta casa de Alcobaça, que tem sido orientado pelo rigor na pesquisa dos saberes antigos e no estudo das atas dos conventos de Sta. Maria de Alcobaça e de Cós, já foi recompensado com inúmeros prémios, ao londo dos últimos anos. Este ano, a Pastelaria Alcôa foi galardoada com o Prémio de Melhor Doce Conventual, na XXI Mostra de Doces e Licores conventuais, com a "Delícia do Convento". Este é um "doce à base de noz, amêndoa e gemas, mas sem farinha, sendo algo totalmente diferente, uma inovação, que acabou por correr muito bem", revela a proprietária da Alcôa, que já ansiava experimentar noz nas receitas da pastelaria.

"Delícia do Convento" / Fotografia: André Ribeiro

Paula Alves está há 36 anos na pastelaria e afirma que, traçou para Alcôa um percurso "com qualidade, com coisas diferentes e também coisas que os outros não tinham", para conseguir atingir os objetivos a que se tinha proposto. A "tradição, qualidade e exigência" são os princípios condutores da proprietária, mas também de uma equipa, que tem contribuído para o percurso cheio de conquistas da pastelaria. Tudo para que o final seja feliz. Uma "equipa maravilhosa que trabalha todos os dias, e faz sempre o seu melhor, para que a Alcôa seja o sucesso que é hoje" reforça Paula Alves.


Fotografia: André Ribeiro

Para além de Alcobaça, a pastelaria, com história e fama na cidade, está também no Chiado. A loja no localizada no coração da capital é, para Paula Alves, um espaço com história: " Eu acho que isto é uma casamento perfeito. A Alcôa é uma loja com história, com tradição. Ao longo dos anos, a qualidade e a tradição são duas palavras chave que têm norteado de certa forma a pastelaria e ter este aliado, de uma loja no Chiado, uma loja com tradição – um projeto do arquitecto Conceição e Silva e uma larga fachada de azulejos do mestre Querubim Lapa – é algo maravilhoso para nós". Considera ainda que, é "uma sorte em termos, na realidade conseguido fazer esta grande ligação". Além do espaço na Rua Garret, a Alcôa tem também, há 14 anos, um quiosque sazonal no El Corte Inglés, mas também um balcão físico, durante todo o ano.

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]