É isto, pronto!

A festa vai a meio e a “coisa” impressiona.

Duas noites numa tenda cheia. Duas noites com centenas (posso dizer… milhares?) de foliões no rossio, em frente ao mosteiro.

Duas noites com palhaços, domadoras e domadores de leões, atletas, mágicos, animais do circo, espantalhos, polícias e ladrões, operários, super-heróis, monstros, camponeses e camponesas, zés-povinhos… há de tudo.

Há de tudo, porque a imaginação e a vontade de festejar não têm limites. Mas não era de esperar outra coisa.

O carnaval de Alcobaça? Não se explica. Sente-se. Vive-se. Vibra-se.

Mesmo aqueles que não acham piada a esta folia, deixam-se ir. Deixam-se influenciar pelas máscaras que se pensam e escolhem com meses de antecedência, com as máscaras que se fazem nas semanas anteriores, nos tempos livres de cada um ou nas costureiras de confiança.

Ainda hoje me impressiono com os que vejo nestas andanças. Os anos passam e a energia aumenta. É uma energia que passa dos pais para os filhos que agora já festejam ao lado deles. Dos doutores, dos engenheiros, dos funcionários daqui ou dali, dos professores, das colegas da escola, dos donos daquela ou da outra loja, daquele ou de outro estabelecimento, do catequista e da senhora da mercearia.

E… quando acho que não é possível impressionar-me mais, eis que… impressiono! As provas de atletismo, as demonstrações desportivas, as provas olímpicas desta madrugada, por exemplo, deixam-me… feliz! Admito! Que dedicação espetacular. Que mobilização. Que espírito livre e bem-disposto.

E… quando o sol nasce, ainda há gente na rua. São os resistentes que dormem, só depois, durante o dia e o dia todo para, à noite, voltarem à festa, com outra máscara.

Não há tabus, nem vergonhas. Há atrevimento! Há dedicação. Há festa!

E é isto, pronto! Não se explica. É o melhor carnaval do mundo!

Parabéns “malta alcobacense”. Continuem assim, porque a festa ainda não acabou.

Divirtam-se! E façam-nos sentir cada vez mais orgulhosos… por sermos de Alcobaça.

 

 

insira o seu e-mail e recebe as melhores experiências

[newsletter]